Tenoxicam é um anti-inflamatório muito potente. É utilizado no tratamento de doenças reumáticas, como artrite e artrose, para o alívio de dores após cirurgias e das cólicas menstruais.
Ele pode ser usado para o tratamento de doenças com componentes inflamatórios, degenerativos e dolorosos, principalmente as doenças que afetam o sistema musculoesquelético, como as seguintes doenças reumáticas:
- Artrite e artrose;
- Espondilite anquilosante;
- Bursite e tendinite;
- Síndrome ombro-mão;
- Periartrite do quadril;
- Distensões de ligamentos e entorses;
- Gota aguda.
E como falei, ele também trata dores após cirurgias e cólicas menstruais.
Além do efeito anti-inflamatório, Tenoxicam também tem efeito analgésico e antitérmico e inibe a agregação plaquetária, ou seja, previne a formação de coágulos.
Ele não é corticoide, não tem hormônios em sua composição. Sua ação é semelhante à ação do meloxicam e do piroxicam, você já conhece ou já usou algum desses medicamentos?
Como tomar
O tratamento com Tenoxicam é feito com apenas uma dose por dia, porque o seu efeito é de longa duração. Os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de água, junto com as refeições para minimizar alguns efeitos colaterais.
- Para as dores pós-cirúrgicas, a dose padrão é de 40 mg por dia, por 5 dias;
- Para a gota aguda, a dose é de 40 mg nos primeiros 2 dias, e 20 mg por mais 5 dias, totalizando 7 dias de tratamento;
- Para o alívio das cólicas menstruais, a dose diária pode ser de 20 mg para as dores leves e moderadas, e de 40 mg para as dores mais fortes;
- Para todas as outras indicações, como artrite e artrose, a dose diária recomendada pela bula é de 20 mg por dia.
O tratamento pode começar por via intramuscular ou intravenosa, com o Tenoxicam injetável no primeiro ou nos dois primeiros dias, e depois continuar via oral ou via retal.
Pacientes com doenças crônicas podem usar uma dose menor de Tenoxicam ao longo do tempo, visando diminuir os riscos dos efeitos colaterais. A bula indica 10 mg ao dia nesses casos.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns durante o uso de Tenoxicam incluem:
- Perda de apetite, tontura e dor de cabeça;
- Indigestão e desconforto gástrico abdominal/Queimação e azia;
- Enjoo e vômitos;
- Aumento na produção de gases;
- Sangramento, perfuração e úlcera gastrintestinal, que pode ser fatal;
- Vômito e fezes com sangue;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Feridas na boca, gastrite e boca seca;
- Piora da doença de Crohn e inflamação do intestino, a colite.
Tenoxicam é perigoso para os idosos?
O uso de Tenoxicam é muito perigoso para os idosos, pois nessa faixa etária os efeitos colaterais são mais frequentes, principalmente a ocorrência de sangramento e perfuração gastrintestinal, que podem ser fatais.
Contraindicações
Apenas adultos a partir dos 18 anos podem utilizar o Tenoxicam. Seu uso é contraindicado para pacientes que tenham alergia a qualquer componente de sua fórmula, ao ácido acetilsalicílico, a outros salicilatos e a outros anti-inflamatórios não-esteroidais, principalmente quem já apresentou asma, rinite e urticária após usar algum desses medicamentos.
Quem já teve ou tem gastrite, úlceras no estômago e no duodeno, insuficiência cardíaca grave ou doenças graves do sistema digestório superior também não pode utilizar o Tenoxicam, principalmente quem já apresentou algum tipo de sangramento ou perfuração no estômago devido ao uso desse tipo de anti-inflamatório.
A segurança de tenoxicam não foi estabelecida durante a gravidez e a amamentação, por isso o uso deve ser evitado durante esse período e também por mulheres que estão tentando engravidar, pois ele pode prejudicar a fertilidade.
Interações medicamentosas
Quanto às interações medicamentosas, Tenoxicam não pode ser utilizado ao mesmo tempo com outros anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno, meloxicam e nimesulida, e com diuréticos poupadores de potássio. Qualquer outro medicamento que você faça uso deve ser informado ao médico antes de iniciar o tratamento, isso é muito importante.
Preço
O preço da caixa com 10 comprimidos de 20 mg do Tenoxicam varia entre R$ 15,00 e R$ 40,00. O medicamento referência é o Tilatil.
Atualizado em: 23/11/2023 na categoria: Anti-inflamatórios