A Macrodantina® é um medicamento com ação antibacteriana que serve para tratar infecções urinárias, tanto agudas, quanto crônicas.
Ela pode ser utilizada no tratamento da cistite, que é a infecção da bexiga, das pielites e pielonefrites, que são infecções nos rins.
Como o princípio ativo da Macrodantina é a nitrofurantoína, ela só será eficaz no tratamento de infecções urinárias causadas por bactérias sensíveis à ação dessa substância.
É antibiótico? Precisa de receita para comprar?
E como a Macrodantina é um antibiótico, sim, ela só é vendida com retenção da receita médica, por isso precisa de receita para comprar, nada de usar por conta própria, pois os antibióticos podem causar resistência bacteriana e o desenvolvimento de superbactérias quando utilizados indiscriminadamente.
Posologia
A posologia geral da Macrodantina, que é a descrição do tratamento recomendado pela bula, sugere a ingestão de 1 cápsula dura de 100mg a cada 6 horas, ou seja, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias, tanto para as infecções urinárias na bexiga e nos rins.
Ingerir as cápsulas durante as refeições pode diminuir a ocorrência de efeitos colaterais gastrintestinais, então fica a dica.
O tratamento deve ser continuado por, pelo menos, 3 dias após a cura da infecção, quando nenhuma bactéria for detectada na urina, isso para garantir realmente que ela não retorne.
E se o tratamento precisar ser prolongado, a recomendação é de 1 cápsula de 100mg ao dia, tomada antes de dormir. Nesse caso, o médico irá definir a duração do tratamento de acordo com o quadro do paciente.
Efeitos colateraisS
Os efeitos colaterais mais comuns da Macrodantina são dor de cabeça, enjoos, vômitos e diarreia, dores no estômago, diminuição do apetite e pneumonia.
Embora menos frequentes, algumas reações incomuns também podem ocorrer, como dores nos nervos, anemia, diminuição das células de defesa no sangue e excesso de gases.
Ah, e durante o uso da Macrodantina é comum que o xixi fique mais amarelado, porque a nitrofurantoína é altamente solúvel na urina.
Contraindicações
Quanto às contraindicações, o uso da Macrodantina não é indicado para pessoas alérgicas a qualquer componente de sua fórmula, ou que já apresentaram problemas no fígado causados pelo uso da nitrofurantoína, e para pacientes com:
- Anúria, que é a ausência da produção de urina;
- Oligúria, que é a diminuição da frequência urinária;
- Ou comprometimento renal importante.
Os bebês com menos de um mês também não devem ser tratados com a Macrodantina e ela também é contraindicada para pacientes com insuficiência renal moderada.
Macrodantina na gravidez
O uso na gravidez deve ser feito com cautela e nem sempre será indicado. A Macrodantina é contraindicada para as gestantes com 38 a 42 semanas, que são as últimas semanas de gestação, e como a segurança da nitrofurantoína ainda não foi estabelecida na gravidez e na amamentação, o seu uso durante essas fases só deverá ser empregado sob uma avaliação criteriosa do médico sobre os riscos e benefícios do tratamento para a mulher e para o bebê.
Preço
Os valores da Macrodantina variam de R$ 12,00 a R$ 15,00, para a caixa com 28 cápsulas de 100 mg.
Atualizado em: 24/10/2022 na categoria: Antibióticos