Paco® não é um analgésico de venda livre como os outros que a gente encontra na farmácia. Ele tem um princípio ativo derivado da morfina, que é o fosfato de codeína, associado com o paracetamol. Por causa disso ele é mais forte que os analgésicos comuns, sendo indicado para o alívio de dores moderadas a intensas, causadas por traumatismos, como fraturas, entorses e contusões, dores nos nervos, na lombar, após cirurgias e extrações dentárias.
E como o Paco é um remédio mais forte, algumas das dúvidas mais comuns sobre ele é se dá sono ou faz mal, e também se precisa de receita pra comprá-lo. Eu vou responder a tudo isso, vou dizer como ele age no organismo, quais são as doses indicadas para o alívio da dor, com quais remédios ele interage, os efeitos colaterais que ele causa, quem não pode tomar e o preço.
Como o medicamento age
Os dois princípios ativos de Paco são analgésicos, mas não funcionam de forma semelhante. Enquanto o paracetamol diminui a dor através do bloqueio da produção de prostaglandinas, que são substâncias que produzem os sintomas da inflamação, a codeína age diretamente no Sistema Nervoso Central inibindo a chegada dos impulsos dolorosos.
Modo de uso
Cada comprimido de Paco tem 500 mg de paracetamol e 30 mg do fosfato de codeína. Eles devem ser engolidos inteiros. A dose geral indicada para aliviar a dor é de 1 comprimido a cada 4 horas. Em caso de dores mais intensas em adultos, pode-se aumentar a dose para 2 comprimidos a cada 6 horas, não ultrapassando a dose máxima de 8 comprimidos por dia.
O que fazer caso esqueça
Caso alguma dose seja esquecida, é permitido tomá-la assim que você lembrar, mantendo sempre as orientações de uso e não ultrapassando a dose máxima permitida por dia.
Interação com outros medicamentos
O uso de Paco com bebidas alcoólicas, medicamentos serotoninérgicos, benzodiazepínicos ou outros que deprimem o Sistema Nervoso Central, pode ser fatal, por isso você deve se informar com o médico ou farmacêutico se toma algum deles. Paco também interage com outros analgésicos opioides, remédios semelhantes à varfarina e os inibidores da CYP2D6, como quinidina, metadona e paroxetina, que podem diminuir o efeito da codeína.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do uso de Paco incluem boca seca, enjoos e vômitos, tontura, sonolência e suor excessivo. Ele dá sono, sim, mas sono em excesso durante o tratamento é um sinal perigoso que indica toxicidade.
Distúrbios raros incluem dependência e euforia, falta de ar, vermelhidão na pele, agitação, dor de cabeça, sedação, dor abdominal, dificuldade de digestão, reações alérgicas, inchaço, reações na pele, aumento das transaminases e abstinência após a interrupção do tratamento.
As pessoas que transformam a codeína em morfina mais rapidamente podem apresentar sinais de superdose e ter depressão respiratória fatal. Se ocorrerem sinais de dor abdominal ou problemas respiratórios, confusão e sonolência extrema, o tratamento deve ser interrompido, porque a situação pode evoluir para um quadro fatal.
Quem não pode utilizar
Paco® não pode ser utilizado por pessoas alérgicas a qualquer componente de sua fórmula, para tratar a dor após cirurgia de retirada das amígdalas e da adenoide em pacientes menores de 18 anos, por crianças com menos de 12 anos, no período da amamentação e por pessoas que convertem a codeína em morfina mais rapidamente por serem metabolizadores ultrarrápidos da enzima CYP2D6, porque, nesse caso, ele pode provocar uma overdose com menos quantidade de medicamento, gerando efeitos tóxicos e sintomas como sono extremo, confusão e respiração superficial, podendo levar a um quadro fatal. E já respondendo a uma das dúvidas lá do início, ele pode fazer mal sim, mas se utilizado indevidamente e por pessoas que se enquadram em algumas de suas contraindicações.
As mulheres grávidas também não podem utilizá-lo sem orientação médica e pacientes com alguns problemas de saúde, como convulsões, lesões na cabeça e pressão intracraniana elevada, funções respiratórias comprometidas, obstrução do intestino e risco de íleo paralítico, além de comprometimento dos rins e do fígado, devem fazer o uso com cautela.
Preço
A caixa com 12 comprimidos de Paco custa de R$ 23,00 a R$ 30,00. E é preciso receita branca em duas vias para comprá-lo, já que se trata de um analgésico opioide.
Atualizado em: 18/09/2023 na categoria: Analgésicos