Para que Serve a Hidrocortisona?

A hidrocortisona é um corticoide com um alto poder anti-inflamatório para tratar inflamações de pele, mas também pode ser utilizada na forma injetável.

 

O creme, a pomada e a loção do acetato de hidrocortisona são indicados para o tratamento de dermatites, que englobam várias doenças inflamatórias da pele.

Alguns tipos de dermatites são a dermatite atópica, a dermatite de contato, dermatite alérgica e a dermatite seborreica. E a hidrocortisona também combate os sintomas do eczema discoide, de liquenificações, lúpus eritematoso discoide, miliária e otite externa.

 

Como age?

A hidrocortisona é um esteroide, ou seja, é um hormônio sintético ao cortisol, também chamada de medicamento corticoide, que tem propriedade anti-inflamatória potente, antialérgica e imunossupressora.

Sendo assim, a hidrocortisona ajuda a reduzir a vermelhidão, o inchaço e a irritação da pele causada pelas dermatites, também combate o processo alérgico e diminui a atividade do sistema imunológico, tratando, assim, doenças autoimunes, quando as próprias células de defesa do organismo atacam órgãos, tecidos e outras estruturas do corpo.

A pomada é indicada para lesões ressecadas, com descamação e liquenificações. O creme é ideal para lesões úmidas ou com secreção e a loção é a forma apropriada para o tratamento de áreas cobertas por pelos ou cabelos ou para aplicação de uma pequena quantidade do medicamento em uma área grande.

 

Hidrocortisona Injetável

A Hidrocortisona também está disponível na versão injetável, com administração por via intravenosa ou intramuscular, para o tratamento de doenças hormonais, reumáticas, do sangue, doenças respiratórias, entre outras. No entanto, trata-se de um medicamento hospitalar que só pode ser aplicado por profissionais de saúde.

 

Como usar

A aplicação tópica da hidrocortisona deve ser feita três a quatro vezes ao dia. Deve-se espalhar uma fina camada sobre a área afetada, esfregando suavemente, lembrando que, para cada tipo de lesão, um formato do medicamento é mais indicado, como o creme, pomada ou loção.

Após a melhora inicial do quadro inflamatório, a quantidade de aplicações diárias do acetato de hidrocortisona deve ser reduzida e a interrupção do tratamento após a melhora total deve ser feita aos poucos para que não ocorra um efeito rebote.

Se após 4 semanas a lesão não apresentar sinais de melhora ou piorar, o tratamento deverá ser reavaliado.

 

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do uso da cortisona na pele incluem ardor, coceira, irritação, secura da pele, foliculite, crescimento de pelos na região onde o medicamento está sendo aplicado, além de acne e perda da pigmentação da pele.

O tratamento oclusivo, quando a lesão é coberta após a aplicação do medicamento na pele, pode causar maceração, infecções secundárias, atrofia da pele, estrias e miliária. Se surgirem irritações, o tratamento deve ser descontinuado.

 

Contraindicações

O uso da hidrocortisona em creme, pomada e loção é contraindicado para o tratamento de infecções de pele não tratadas, acne, rosácea, coceira sem inflamação, tuberculose cutânea e da maioria das infecções de pele causadas por vírus, como varicela e herpes.

O medicamento também é contraindicado para pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula.

Gestantes não devem utilizar a hidrocortisona sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

 

Nomes comerciais

A marca de referência do acetato de hidrocortisona em creme e pomada é a Stiefcortil, com 10 mg do princípio ativo por grama.

Alguns medicamentos similares são a Cortisonal, Berlison, Cortisonal Creme e Therasona, e ela também pode ser encontrada na forma genérica, com o nome acetato de hidrocortisona assinalado com G.

Atualizado em: 02/08/2022 na categoria: Corticosteroides/Corticoides