Para tratar a queda de cabelo existem medicamentos vasodilatadores e hormonais, como o minoxidil e a finasterida, e os suplementos vitamínicos e minerais também podem ser utilizados, como Pantogar e Eximia Fortalize.
Remédios para queda de cabelo
E eu começo pelos remédios utilizados no tratamento da queda de cabelo mais conhecidos: a espironolactona, a finasterida, o minoxidil e o alfaestradiol.
-
Espironolactona
A espironolactona é um diurético utilizado no tratamento da pressão alta, mas, por ter um efeito antiandrogênico, ou seja, ele serve para tratar a queda de cabelo causada pela ação da testosterona em mulheres, assim como outros problemas também influenciados pela ação desse hormônio no organismo, como a acne, o hirsutismo, que é o crescimento anormal de pelos no corpo, e a síndrome dos ovários policísticos.
A espironolactona age diminuindo a queda de e promovendo o retorno do crescimento dos fios, podendo ser utilizada como único medicamento no tratamento ou em associação com o minoxidil.
A espironolactona não é indicada para homens porque pode causar ginecomastia, o crescimento das mamas.
-
Finasterida
Passando para a finasterida, trata-se de outro medicamento antiandrógeno bastante utilizado no tratamento da alopecia androgênica, isso porque ela age diminuindo os níveis de dihidrotestosterona, ou DHT, no organismo, que é a causa principal de queda de cabelo nos homens. O DHT se forma a partir da conversão da testosterona por uma enzima chamada 5-alfa-redutase tipo II, e a finasterida age justamente impedindo a ação dessa enzima.
Esse medicamento também pode ser utilizado por mulheres, mas associado ao uso do anticoncepcional, já que a finasterida pode provocar má formação no feto do sexo masculino, como anormalidades na genitália externa, e também passar para o leite materno, prejudicando o bebê, por isso também não deve ser utilizado durante a amamentação.
-
Minoxidil
E o famoso Minoxidil não poderia faltar. É uma substância vasodilatadora que é aplicada no couro cabeludo e age aumentando o calibre dos vasos sanguíneos, o que estimula a circulação sanguínea no local, levando mais nutrientes e oxigênio aos fios e prolongando a sua fase de crescimento.
Minoxidil é uma solução que pode ser encontrada com 2% e 5% de concentração e pode ser utilizada por homens, inclusive na barba também, e por mulheres, no entanto, apenas o Minoxidil com uma concentração de 2% é indicado para o público feminino.
-
Alfaestradiol
O alfaestradiol é o último medicamento da lista antes de passarmos para as melhores vitaminas para queda de cabelo. Ele é um medicamento hormonal, um estrogênio fraco que pode ser utilizado por mulheres e homens e que também age inibindo a conversão da testosterona em DHT.
O uso é feito em forma de solução, com massagens do produto diretamente no couro cabeludo.
Vitaminas para queda de cabelo
-
Pantogar
E chegamos às vitaminas para queda de cabelo. Pantogar é a primeira da lista, o uso é indicado para os casos em que há alterações na estrutura dos fios, como enfraquecimento, que torna os cabelos mais finos e quebradiços, o que acaba causando a queda. E ele também dá mais brilho ao cabelo, destaca a cor natural e retarda o processo de enbranquecimento dos fios.
O Pantogar é composto por cálcio, cistina, vitamina B1, queratina e outros nutrientes essenciais para fortalecer os cabelos, lembrando que as vitaminas não podem reverter a queda de cabelo de origem hormonal, por isso é importante consultar o médico para que ele faça o diagnóstico e prescreva o melhor medicamento para o seu caso.
A posologia recomendada de Pantogar é de 1 cápsula, 3 vezes ao dia, por 3 a 6 meses.
-
Imecap Hair
O Imecap Hair é outra vitamina para os cabelos bastante utilizada e que promete estimular o crescimento dos fios combatendo alterações diretamente no bulbo capilar, contribuindo para o fortalecimento e combate à queda. Alguns de seus componentes são a vitamina B6, biotina, cromo, selênio e zinco.
-
Eximia Fortalize
Eximia Fortalize é outro suplemento vitamínico composto por vitaminas A, vitaminas do complexo B, C e E, além de ácido pantotênico, ácido fólico e biotina, e vários minerais, como magnésio, ferro e zinco.
-
Tacitá
E usando o Tacitá, o suplemento vai fornecer ao organismo, também, nutrientes essenciais para interromper a regressão dos fios e combater a queda. Ele fornece ao organismo biotina, vitaminas A, E, C e também as do complexo B, além de ácido fólico, niacinamida, magnésio e selênio.
E tem mais, você também pode encontrar o Lavitan Hair e o Big Hair, que são bastante utilizados.
Todas essas vitaminas geram resultados a longo prazo e não são milagrosas. Infelizmente o uso pode não gerar efeitos em todas as pessoas, até porque isso vai depender da causa da queda de cabelo, que pode não ser, necessariamente, a deficiência nutricional.
Por isso, o mais indicado é consultar o dermatologista antes de usar qualquer medicamento ou suplemento alimentar vitamínico e mineral.
Atualizado em: 01/06/2023 na categoria: Hormonais, Vasodilatadores, Vitaminas