Remédios para Flora Intestinal: Como Agem?

Uma flora intestinal saudável garante uma boa digestão e mantém o sistema imune fortalecido. Quando ela é alterada por algum fator, como infecções, os remédios para flora intestinal podem entrar em ação para restaurar o seu equilíbrio.

Remédios para flora intestinal: Como agem?

Os remédios para a flora intestinal são os probióticos, eles contêm milhões de bactérias vivas que vão para o intestino para reequilibrar a microbiota.

Com uma quantidade maiores de bactérias boas no intestino, as bactérias ruins são controladas no local e os desconfortos intestinais são tratados, como excesso de gases, dor abdominal e diarreia, mas é claro que é preciso manter a alimentação saudável e evitar os gatilhos que levam ao desequilíbrio.

Os probióticos:

  • Combatem e previnem doenças intestinais;
  • Melhoram a digestão;
  • Aumentar a absorção da vitamina B, cálcio, ferro e outros nutrientes;
  • Fortalecem o sistema imunológico;
  • Impedem o crescimento de bactérias ruins;
  • Previnem doenças, como obesidade, e alergias.

Lembrando, também, que existem diferentes tipos de probióticos, como os lactobacillus, bacillus e Saccharomyces. Geralmente, os melhores remédios são os que contêm mais tipos de bactérias e em maior número, mas o indicado é tomá-los apenas com orientação médica ou do nutricionista.

E uma dica na hora de comprar o probiótico é observar se a informação no rótulo está completa, com descrição do gênero, espécie e cepa da bactéria contida, por exemplo: Lactobacillus reuteri ATCC55730, onde Lactobacillus é o gênero, reuteri é a espécie e a cepa é a combinação final de letras e números.
Vamos, então, conferir os remédios para flora intestinal mais utilizados:

1. Enterogermina

O Enterogermina é o primeiro da lista, ele é composto pelos Bacillus clausii. Essas bactérias boas chegam vivas ao intestino e formam uma barreira de proteção contra as bactérias ruins e outros agentes agressores, além de induzirem a produção de vitaminas do complexo B, entre outras.

Ele já vem em flaconetes prontos para uso, é só abrir e tomar na dose indicada de 1 a 3 flaconetes ao dia, a cada 3 ou 4 horas. Crianças também podem usar com orientação médica.

2. Floratil e Repoflor

O Floratil e o Repoflor também são probióticos muito conhecidos, eles são compostos pelos Saccharomyces boulardii, indicados, também, em quadros de diarreias de diferentes causas e para prevenir a diarreia durante tratamentos com antibióticos e quimioterapia.

As cápsulas podem ser usadas por adultos e crianças e o Repoflor também é comercializado em pó oral.

3. Prolive e Flora Bio

O Prolive e o Flora Bio são compostos pelo Lactobacillus acidophilus. O Prolive tem o diferencial exclusivo da tecnologia Licaps, que permite que as cápsulas passem intactas pelo estômago e os probióticos sejam liberados apenas no intestino. Inclusive tem vídeo aqui no canal sobre o Prolive, o link está aqui embaixo na descrição.

4. Colidis

O Colidis tem como probióticos os Limosilactobacillus reuteri, um dos tipos mais resistentes que consegue chegar vivo ao intestino. Mas o Colids tem a indicação exclusiva de contribuir para a melhora do desconforto intestinal de bebês. É um probiótico em gotas destinado ao uso pediátrico.

5. 20 Bi

O 20 Bi já é um probiótico com cinco tipos de bactérias, considerado um alimento funcional em cápsulas que deve ser utilizado na dose de 1 a 2 cápsulas ao dia. É um remédio mais caro, podendo ser encontrado em caixas com 5, 10 ou 30 cápsulas com preço entre R$ 36,00 e R$ 215,00. Inclusive, os preços dos outros probióticos estarão aqui embaixo na descrição para você conferir e comparar ao final do vídeo.

6. SimbioFlora

O Simbioflora também tem o seu diferencial na formulação, que é a presença não só dos probióticos, mas dos prebióticos, que são substâncias encontradas em alguns alimentos que estimulam o crescimento de bactérias boas no intestino. São 4 tipos de bactérias boas mais o prebiótico, um tipo de açúcar.

Mas é preciso tomar cuidado com o uso contínuo dos prebióticos, principalmente os açúcares, porque eles podem, no longo prazo, causar o crescimento do fungo Candida, causador da candidíase.

7. Bifilac

O Bifilac é outro probiótico, ele tem 2 tipos de bactérias que atuam tanto no intestino grosso quanto no intestino delgado. De acordo com a bula ele pode ser tomado diariamente na quantidade de 1 cápsula junto às refeições.

8. Probid

O Probid é outro remédio com algumas indicações especiais, como a diminuição da dor abdominal, dos enjoos e vômitos, além de outras complicações gastrointestinais, devido ao estresse leve a moderado em pessoas saudáveis, e também auxiliar na redução das sensações de ansiedade. O uso é destinado apenas a adultos.

9. Flora 5

E o Flora 5, como o próprio nome já diz, tem 5 tipos de probióticos, sendo indicado para reequilibrar a flora intestinal e disponível em sachês de 2 g.

Efeitos colaterais

Falando um pouco sobre os efeitos colaterais, é comum que no início do tratamento com os probióticos, os desarranjos intestinais piorem, como um aumento na produção de gases ou diarreia, por exemplo, mas essa piora inicial logo dá lugar a uma melhora duradoura dos sintomas.

Outras reações adversas que podem surgir durante o uso incluem cólicas abdominais, enjoos e distúrbios do paladar.

Atualizado em: 30/09/2022 na categoria: Probióticos