Remédios para Tosse Seca: Como Agem

A tosse seca nem sempre é sintoma de alguma doença, ela pode surgir devido a alguma alergia, gripes e resfriados, até mesmo pelo refluxo, entre outras causas. E existem vários medicamentos que podem ajudar a aliviar essa tosse e a irritação na garganta.

 

Medicamentos para tosse seca: Como agem

Os medicamentos para tosse seca podem incluir ativos antitussígenos e antialérgicos também, como a Levodropropizina e a oxomemazina.

  • Levodropropizina (Antux e Percof Xarope)

E eu começo pela Levodropropizina, é o nome do princípio ativo e do genérico dos xaropes Antux e Percof. Ela tem propriedade antitussígena que age inibindo o reflexo da tosse, reduzindo a irritabilidade na garganta e nos brônquios, o que também contribui para o relaxamento dos brônquios e melhora da respiração.

  • Dropropizina

A dropropizina é o princípio ativo e genérico do xarope Notuss Tss, também é um medicamento antitussígeno que age interrompendo o reflexo da tosse em sua origem, diminuindo a irritação na mucosa da traqueia, que fica na garganta, e nos brônquios. Ou seja, tanto ele como a levodropropizina agem como sedativos da tosse e não são indicados para tosse com secreção, porque eles não possuem atividade mucolítica e expectorante.

  • Expec

E temos, também, o xarope Expec, que tem como princípio ativo a oxomemazina. Ele é anti-histamínico, ou seja, antialérgico, mas também atua como antitussígeno, e pode ser usado para o tratamento sintomático da tosse seca alérgica e não alérgica. O Expec também tem propriedades descongestionantes e sedativas e diminui a inflamação, por isso também facilita a respiração.

  • Hytós Plus

O Hytós Plus é composto por clobutinol com a doxilamina. Ele é um xarope antialérgico e antitussígeno de ação central, ou seja, ele interrompe o reflexo da tosse diretamente no centro da tosse, que fica na medula, por isso ele é eficaz para combater a tosse de qualquer origem, não só a tosse seca alérgica.

  • Desloratadina e Loratadina

Passando para a desloratadina e a loratadina, eles são dois medicamentos antialérgicos, ou seja, eles só serão indicados para tratar a tosse seca de origem alérgica. Os dois são de segunda geração, não causam tanta sonolência porque penetram menos do Sistema Nervoso.

Eles impedem que a histamina consiga agir, que é a substância liberada pelo organismo que desencadeia o processo alérgico e seus sintomas. Tanto a loratadina quanto a desloratadina podem ser utilizados em forma de xarope ou comprimidos.

  • Allegra (cloridrato de fexofenadina)

Allegra é outro medicamento anti-histamínico, o xarope é composto pelo cloridrato de fexofenadina, que impede a ação da histamina. Como ele é um antialérgico de segunda geração, o cloridrato de fexofenadina também não causa sono.

  • Alektos

E temos, também, o Alektos, ele é um antialérgico relativamente novo no mercado, de segunda geração, composto pela bilastina. Esse princípio ativo também age impedindo a ação da histamina no corpo, por isso ele pode aliviar a tosse seca de origem alérgica.

  • Cetirizina

E passamos para a Cetirizina, que é o genérico do Zyrtec, um anti-histamínico muito potente que também inibe a liberação da histamina. Lembrando que os xaropes e remédios antialérgicos só serão eficazes para aliviar a tosse de origem alérgica, por isso é importante identificar a causa da tosse seca e procurar o médico caso o sintoma persista por muito tempo e venha acompanhado por outros sintomas importantes, como falta de ar e febre.

Atualizado em: 26/08/2022 na categoria: Lista de remédios