Para que Serve o Vonau?

Hoje eu vou falar sobre o Vonau, que já é um remédio bem conhecido para prevenir e tratar enjoos e vômitos, mas na forma injetável, que é indicada para os casos em que esses sintomas são causados por quimioterapia ou radioterapia em pacientes a partir dos 6 meses de vida, e também para evitar e acabar com os enjoos e vômitos após cirurgias em adultos e crianças a partir de 1 mês de idade.

Como o medicamento age

O Vonau tem a ondansetrona como princípio ativo, que tem propriedade antiemética. Ele age bloqueando a ação da serotonina que é liberada por certos tratamentos, e que é a causa dos enjoos e vômitos. Ele pode ser aplicado na indução da anestesia do paciente, quando os primeiros medicamentos são aplicados na preparação, ou logo antes da quimio ou radioterapia.

Modo de uso

O Vonau pode ser aplicado por via intravenosa, diretamente na veia, ou intramuscular, e sempre por um profissional qualificado. O médico que vai determinar a dosagem da solução, mas a dose geral descrita na bula é de 8 mg antes da quimio ou radioterapia por via intramuscular ou intravenosa, e de 4 mg para prevenção de náuseas e vômitos pré e pós-operatórios. Na quimioterapia altamente emetogênica a dose utilizada é maior e a eficácia aumenta se for aplicado por via intravenosa com fosfato sódico. Se a dose for maior que 8 mg, a solução precisa ser diluída e o cálculo da dose para crianças e adolescentes é feito com base na área da superfície corporal.

Interação com outros medicamentos

O Vonau não pode ser aplicado em pacientes que fazem uso da apomorfina. Você deve informar ao seu médico todos os remédios que toma, principalmente se forem a carbamazepina ou fenitoína, a rifampicina, tramadol, os antidepressivos que são inibidores seletivos da recaptação de serotonina, como a fluoxetina e o escitalopram e também a venlafaxina ou duloxetina.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir após a aplicação são dor de cabeça, prisão de ventre, sensação de calor ou rubor e reações no local da injeção, como ardência, coceira, dor e vermelhidão.

As reações incomuns incluem convulsões, movimentos circulares involuntários dos olhos e movimentos musculares involuntários também, dor ou aperto no peito, batimentos cardíacos irregulares, pressão baixa, soluços e alterações nos testes funcionais do fígado em pacientes que fazem quimioterapia com cisplatina. As outras reações são raras ou muito raras, como reações alérgicas graves e cegueira reversível.

Quem não pode utilizar

O Vonau injetável não pode ser aplicado em pacientes alérgicos à ondansetrona ou a qualquer outro componente da fórmula e também junto com a apomorfina, um remédio que serve para tratar a disfunção erétil. Mulheres grávidas não devem utilizá-lo sem orientação médica e a amamentação não é recomendada durante o tratamento.

Atualizado em: 08/11/2023 na categoria: Antieméticos