Para que Serve Ácido Alfa Lipóico?

O ácido alfa lipóico, o ALA, é um antioxidante natural que reduz a glicemia e a inflamação crônica no organismo e ajuda a emagrecer. O ácido alfa lipóico é produzido naturalmente no fígado, mas pode ser consumido em forma de suplemento para promover benefícios adicionais à saúde.

Para que serve o Ácido Alfa Lipóico?

O ácido alfa lipóico tem um efeito antioxidante muito potente. Ele serve para desacelerar o envelhecimento da pele, também previne doenças cardiovasculares e pode auxiliar no tratamento do Alzheimer, além de induzir a perda de peso em curto prazo.

No vídeo abaixo você confere o que é o ácido alfa lipóico, como ele age no organismo e mais sobre todas essas e outras indicações:

Ele está envolvido com o processo de produção de energia, atua nos vasos sanguíneos, diminui a resistência à insulina, diminuindo os níveis de açúcar no sangue, e combate os radicais livres.

Os benefícios do ALA podem se estender aos pacientes com síndrome metabólica que apresentam pressão alta e colesterol elevado e aos pacientes com glaucoma e catarata.

Como tomar

A dose diária geralmente recomendada e considerada segura é de 1 a 2 cápsulas de 300 mg ao dia, tomadas durante as refeições. Essa é uma dosagem bem mais significativa do que as pequenas quantidades de ácido alfa lipóico produzidas pelo próprio organismo.

Siga as instruções do médico ou nutricionista para iniciar o tratamento.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do ácido alfa lipóico estão relacionados com a ingestão excessiva do suplemento, que é improvável de acontecer. Eles incluem câimbras, dor de cabeça, formigamentos e hipoglicemia.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou que estão amamentando e crianças não devem consumir o suplemento de ácido alfa lipóico sem orientação médica.

Preço

Os preços dos suplementos à base de ácido alfa lipóico variam de acordo com a marca ou com a farmácia de manipulação. Um frasco com 60 cápsulas de 300 mg pode custar em torno de R$ 130,00.

O ácido também pode estar associado a outras substâncias, como a vitamina C.

Atualizado em: 26/08/2022 na categoria: Naturais