Para que Serve Amiodarona?

O que é?

A amiodarona é um medicamento usado tanto em tratamento domiciliar para doenças cardíacas, quanto em hospitais, para tratar casos de fibrilação ventricular, que é a principal causa de morte súbita cardíaca.

Para que serve a Amiodarona?

 

O cloridrato de amiodarona serve para tratar doenças cardíacas graves, taquicardias e alterações do ritmo cardíaco.

A amiodarona é indicada no tratamento de:

  • Distúrbios graves do ritmo cardíaco, até mesmo aqueles que não conseguiram ser tratados com outros medicamentos;
  • De taquicardias, no caso da Taquicardia ventricular sintomática e da Taquicardia supraventricular sintomática;
  • E também trata alterações do ritmo cardíaco causadas pela síndrome de Wolff-Parkinson-White, que é congênita.
    Ele também pode ser administrado, também, com o objetivo de que esses problemas cardíacos não piorem o quadro de outras doenças ligadas ao sistema cardiovascular que o paciente pode ter, como insuficiência coronariana e insuficiência cardíaca.

Como age?

A amiodarona é um medicamento antiarrítmico de classe III que age bloqueando a transmissão do impulso elétrico no marca-passo cardíaco natural, chamado de nódulo sinusal: é ele quem controla o ritmo cardíaco.

É por isso que a amiodarona é utilizada em emergências, em hospitais, em pacientes com fibrilação ventricular resistentes à ressuscitação cardiopulmonar. A fibrilação acontece quando os impulsos elétricos emitidos pelo nódulo sinusal ficam desordenados e os batimentos cardíacos ficam muito rápidos, com o músculo cardíaco se contraindo apenas superficialmente. É por isso que essa é a principal causa da morte súbita cardíaca.

Tratamento

O tratamento domiciliar com a amiodarona possui a recomendação de uma dose de ataque que fica entre 600 e 1000 mg, ao dia, por 8 a 10 dias. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, com água e durante ou após as refeições.

A dose de manutenção varia de 100 a 400 mg por dia e deve ser sempre a menor dose eficaz. O tratamento contínuo pode ser feito com doses tomadas em dias alternados, dia sim, dia não, por exemplo, ou com uma dose diária tomada por alguns dias, seguidos por um intervalo de tempo sem o medicamento. É claro que quem pode definir a posologia do tratamento é apenas o médico e você deve seguir sempre as suas instruções.

Efeitos colaterais

Entre os efeitos colaterais mais comuns da amiodarona estão a bradicardia, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, que pode ser fatal; Microdepósitos de gordura na córnea, que podem causar visão turva ou pontos de luz na visão, mas são efeitos reversíveis após o término do tratamento, além de enjoos, vômitos e alterações no paladar e danos ao fígado.

Preço

O medicamento referência no mercado da amiodarona é o Atlansil e alguns similares são o Ancoron e o Amioron. Ela também pode ser encontrada na forma genérica, com o nome cloridrato de amiodarona, com preços que variam entre R$ 10,00 a R$ 26,00 para uma caixa com 30 comprimidos de 100 mg. E ele também é utilizado na forma injetável.

Atualizado em: 15/06/2022 na categoria: Remédios mais Usados