Para que serve Glifage?

Glifage é um remédio para diabetes em comprimidos de 500 mg, 800 mg e 1g. Glifage pode ser utilizado em conjunto com a insulina e seu preço varia entre R$ 6,00 e R$ 36,00. O antidiabético de uso oral também é indicado no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Para que serve Glifage?

No vídeo abaixo você confere todas as indicações de Glifage, se ele emagrece e como ele age no organismo:

O princípio ativo de Glifage é a metformina, que também pode ser encontrada na versão genérica.

Como tomar

Os comprimidos de Glifage deverão ser tomados durante as refeições. Para o tratamento com dose única, ela deverá ser administrada pela manhã, durante o café da manhã.

Quando são indicadas duas doses diárias, elas devem ser tomadas no café da manhã e no jantar. E em caso do uso de 3 doses diárias, elas devem ser tomadas durante o café da manhã, no almoço e jantar.

O uso do medicamento deve ser associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudável.

Diabetes Mellitus Tipo 2 (não-dependente de insulina)

Glifage 500 mg

  • Adultos: dose inicial de 1 comprimido, 2 vezes ao dia. A dose pode ser aumentada gradualmente, semana após semana, para o máximo de 5 comprimidos ao dia (dois no café da manhã, um no almoço e dois no jantar);
  • Crianças acima de 10 anos: dose inicial de 1 comprimido ao dia. A dose pode ser aumentada de acordo com a avaliação e orientação médica, para até 4 comprimidos ao dia.

Comprimidos de 850 mg

  • Adultos e crianças acima de 10 anos: dose inicial de um comprimido no café da manhã.

A dose pode ser aumentada, a cada duas semanas, até três comprimidos para adultos e até 2 comprimidos para crianças.

Comprimidos de 1g

Pacientes que tomam uma dose diária alta de Glifage podem substituir o uso de dois comprimidos de 500 mg por um comprimido de 1g. Para crianças, a dose máxima é de 2 comprimidos de 1g.

Diabetes Tipo 1 (dependente de insulina)

Glifage é um medicamento antidiabético que pode ser utilizado no tratamento do diabetes tipo 1 em associação com a insulina injetável em adultos. A dose inicial geralmente indicada é de 1 comprimido de 500 mg ou 850 mg, 2 a 3 vezes por dia, com a dose da insulina devidamente ajustada.

Pré-diabetes

  • Dose inicial de 500 mg uma vez ao dia no café da manhã. A glicemia deve ser devidamente monitorada durante o tratamento e a dose de Glifage pode ser aumentada de acordo com a avaliação e orientação médica.

Síndrome dos Ovários Policísticos

  • Dose inicial diária de 2 ou 3 comprimidos de 500 mg, com a dose total dividida em 2 ou 3 tomadas;
  • Em alguns casos, a dose indicada pode ser de 1 comprimido de 850 mg, 2 a 3 vezes ao dia;
  • Também podem ser utilizados 1 a 2 comprimidos de 1g ao dia.

Pacientes com insuficiência renal devem ter as doses de Glifage ajustadas.

O que fazer em caso de esquecimento?

Caso o paciente esqueça de tomar uma dose durante o tratamento, não deve dobrar a dose seguinte para compensar a dose que esqueceu.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns de Glifage incluem enjoos, vômito, dor de barriga e diarreia e perda de apetite. São reações que acontecem com mais frequência no início do tratamento e tendem a desaparecer. Outra reação comum é a alteração do paladar.

Reações adversas raras incluem:

  • Acidose láctica;
  • Vermelhidão, coceira, urticária e outras reações na pele;
  • Diminuição dos níveis de vitamina B12 no sangue;
  • Alterações nos exames da função do fígado e hepatite com sintomas como cansaço, falta de apetite, perda de peso, pele e olhos amarelados.

Contraindicações

O uso de Glifage é contraindicado para pessoas alérgicos a qualquer componente de sua fórmula, para crianças com menos de 10 anos e para pacientes com os seguintes problemas de saúde:

  • Problemas de funcionamento do fígado ou rins;
  • Acidose metabólica;
  • Desidratação;
  • Infecção grave;
  • Ataque cardíaco recente;
  • Problemas circulatórios graves ou dificuldades respiratórias.

Glifage também é contraindicado para pacientes em tratamento de problemas cardíacos, em casos da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e para quem irá passar por cirurgia eletiva de grande porte ou fará exame utilizando contraste contendo iodo.

Gravidez e amamentação

Glifage não deve ser utilizado durante a gravidez sem orientação médica. A recomendação é de que o pré-diabetes e o diabetes sejam tratados com insulina na gestação.

Glifage não é indicado para uso durante a amamentação.

Atualizado em: 06/07/2022 na categoria: Antidiabéticos