Para que serve Fosfato Sódico de Prednisolona?

O fosfato sódico de prednisolona é um corticoide com efeito anti-inflamatório e imunossupressor, que serve para tratar vários tipos de doenças. A prednisolona e a prednisona possuem as mesmas indicações, que podem incluir a tosse alérgica. Ela pode ser utilizada pelo público adulto e infantil.

Para que serve o fosfato sódico de prednisolona?

A prednisolona tem um efeito anti-inflamatório potente, antialérgico, imunossupressor e antineoplásico. É um medicamento que pode ser usado para tratar inflamações de garganta, tosse de origem alérgica, doenças autoimunes, como o lúpus, e até mesmo alguns tipos de câncer.

No vídeo abaixo você confere todas as indicações do fosfato sódico de prednisolona, como ele age e várias dúvidas esclarecidas sobre o medicamento, incluindo qual é a diferença entre ele e a prednisona:

 

Posologia

O tratamento com medicamentos corticoides deve ser feito com cautela, seguindo sempre a prescrição médica. O uso indiscriminado de corticoides pode resultar em efeitos colaterais prejudiciais e problemas de saúde.

Adultos

1 ml da solução equivale a 3 mg de prednisolona. 1 mg de prednisolona equivale a 1,34 mg de fosfato sódico de prednisolona.

A dosagem inicial pode variar de 5 a 60 mg por dia, de acordo com a doença em tratamento e com a resposta clínica adequada. Ao final do tratamento, a dosagem deve ser reduzida até ser interrompida totalmente.

Crianças

A dose inicial indicada para crianças pode variar de 0,14 a 2 mg/kg de peso por dia, ou de 4 a 60 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia, com a dose total dividida em 3 a 4 doses por dia.

Nos casos de Síndrome Nefrótica, a dose indicada pela bula é de 60mg/m2/dia, divididos em 3 doses diárias, por 4 semanas, com a dose reduzida para 40mg/m2 em dias alternados após esse período, por mais 4 semanas.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre a posologia prescrita pelo médico, incluindo os horários, as doses e a duração do tratamento. O uso da prednisolona não deve ser interrompido por conta própria.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns durante o tratamento com o fosfato sódico de prednisolona incluem:

  • Aumento do apetite;
  • Indigestão, úlceras gastrintestinais com ou sem perfuração e sangramento;
  • Inflamação do pâncreas e do esôfago com úlcera;
  • Nervosismo, cansaço e insônia;
  • Reações alérgicas com manifestações na pele;
  • Catarata, olhos saltados e infecções secundárias por fungos ou vírus nos olhos;
  • Pré-diabetes, manifestação de diabetes mellitus latente e aumento da necessidade de insulina ou de outros medicamentos antidiabéticos orais;
  • Aumento significativo dos triglicérides no sangue, com plasma leitoso.

Contraindicações

O uso do fosfato sódico de prednisolona é contraindicado para pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula e para pacientes com infecções fúngicas sistêmicas ou infecções não controladas.

Preço

O preço da solução do Fosfato Sódico de Prednisolona, como genérico, com 60 ml e 3 mg/ml, varia de R$ 9,00 a R$ 18,00.

Atualizado em: 25/07/2022 na categoria: Remédios mais Usados