Para que Serve o Brometo de Ipratrópio

O brometo de ipratrópio tem um nome um tanto complicado, mas você já vai saber quais são as suas indicações, o que ele trata, como esse medicamento que age nos brônquios pode ser utilizado e muito mais.

Para que serve o Brometo de Ipratrópio?

O brometo de Ipratrópio serve para tratar a contração dos brônquios causado pela doença pulmonar obstrutiva crônica, que é, na verdade, um grupo de doenças pulmonares que inclui bronquite crônica, enfisema pulmonar e asma.

Como age?

O brometo de ipratrópio ajuda a relaxar a musculatura dos brônquios, que se dilatam e, assim, a passagem do ar é facilitada, o que diminui a falta de ar e a dificuldade de respirar nos pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica que utilizam o medicamento sob prescrição médica.

Ele é apresentado como aerossol para inalação e solução em gotas para nebulização, ressaltando que o aerossol é indicado para o tratamento de manutenção e a solução pode ser indicada tanto para o tratamento de manutenção quanto para o tratamento das crises agudas.

É atrovent?

E para esclarecer logo, sim, o brometo de ipratrópio é o princípio ativo do Atrovent, o seu medicamento de referência. Ele pode ser encontrado na forma genérica e os dois têm as mesmas indicações e o mesmo mecanismo de ação.

Serve para asma?

Como eu já falei,ele pode, sim, ser indicado para o tratamento da asma, tanto no tratamento de manutenção da asma associada a outras doenças que fazem parte da doença pulmonar obstrutiva crônica, quanto para o tratamento das crises agudas. Neste último caso, o brometo de ipratrópio deve ser utilizado na forma de solução para nebulização, eu já vou te informar quais são as doses recomendadas pela bula.

Tratamento

Falando um pouco do tratamento, eu começo pelo tratamento de manutenção. A dose inicial recomendada pela bula para adultos e crianças a partir dos 6 anos de idade é de 2 doses do aerossol 4 vezes ao dia, sendo a dose máxima diária de 12 inalações.

A dose da solução para nebulização para pacientes a partir dos 12 anos de idade é de 40 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, e de 20 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, para crianças entre 6 e 12 anos.

Para o tratamento das crises agudas a solução também pode ser utilizada nas doses de 40 gotas para adultos, 20 gotas para crianças entre 6 e 12 anos e 8 a 20 gotas para crianças com menos de 6 anos, de acordo com as recomendações gerais da bula, lembrando que a prescrição médica deve ser seguida à risca, mesmo quando diferente da posologia contida na bula.

Efeitos colaterais comuns

Os efeitos colaterais comuns do Brometo de Ipratrópio incluem dor de cabeça, tontura, garganta irritada, tosse e boca seca, enjoos e alterações na velocidade da digestão.

Atualizado em: 09/11/2022 na categoria: Broncodilatador