Sinais que Você Pode ter Gonorreia

A gonorreia é uma IST, uma infecção sexualmente transmissível, causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que pode ser transmitida durante a penetração vaginal, anal ou oral sem camisinha, e também da mãe infectada para o bebê durante o parto vaginal.

Sintomas

Nas mulheres

Na maioria das vezes, a gonorreia não vai provocar qualquer sintoma nas mulheres, por isso é importante realizar o exame preventivo ou papanicolau com frequência, pois ele vai ajudar a diagnosticar essas infecções assintomáticas.

Para as mulheres que tiveram relações sexuais com penetração vaginal sem usar camisinha, é bom ficar de olho em sintomas como dor ou ardência ao urinar e corrimento amarelado com mau cheiro, parecido com pus, vontade de urinar frequentemente e incontinência urinária, sangramentos fora do período menstrual, inflamação das glândulas de Bartholin, que ficam nas laterais do canal vaginal, dor na região pélvica e abdominal e dor durante a relação sexual.

Às vezes, os sintomas podem parecer com uma infecção urinária, sem nada de extraordinário.

Nos homens

Ao contrário das mulheres, nos homens a gonorreia quase sempre vai apresentar sintomas, que também incluem dor e ardência ao urinar, secreção amarelada saindo do pênis, além de dores e inchaço nos testículos. A uretrite aguda, que é a infecção da uretra, também acontece mais nos homens do que nas mulheres. Por esse motivo é que eles sofrem com menos complicações, porque a infecção é logo identificada e tratada. Mas em alguns casos, podem, sim, surgir complicações, como sensação de peso na região do pênis, incontinência urinária e infertilidade também.

Outros sintomas

Se o ato também foi oral sem proteção, podem surgir dor de garganta e alterações da voz.

Se a o ato foi anal, também pode haver inflamação do ânus, coceira, pus e sangramento no local.

Tanto homens quanto mulheres podem ficar com os olhos sensíveis à luz, com pus nos olhos e até dores nas articulações.

Nas crianças recém-nascidas, os sintomas da gonorreia se manifestam principalmente nos olhos, podendo causar cegueira.

Importante frisar que esses sintomas podem surgir a partir do sétimo ao décimo dia após o contato com a bactéria causadora da gonorreia.

Tratamento

Tem cura? Quais são os antibióticos utilizados?

Felizmente, a infecção tem cura e o tratamento é feito com antibióticos, geralmente a azitromicina em comprimidos e a Ceftriaxona injetável em dose única.

Tempo de cura

O tempo de tratamento com os comprimidos é de 7 a 10 dias, e deve ser seguido à risca até o final, continuado mesmo que os sintomas não estejam mais aparentes. O parceiro ou a parceira sexual de quem teve a infecção confirmada também vai precisar fazer o tratamento, mesmo que esteja assintomático.

Outra coisa muito importante é que se deve evitar relações sexuais durante todo o tempo de tratamento.

É importante que a gonorreia seja tratada a tempo porque ela pode causar complicações, como a infertilidade em homens e mulheres, a Doença Inflamatória Pélvica nas mulheres, que afeta os órgãos internos do sistema reprodutor, como útero e tubas uterinas, e a prostatite nos homens, que é a inflamação da próstata. A artrite infecciosa também pode ocorrer quando a bactéria vai para a corrente sanguínea e se dissemina pelo corpo.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Doença