Para que Serve Polaradex?

Polaradex é um xarope antialérgico que serve para tratar alguns tipos de alergias, como picadas de insetos e rinite. O princípio ativo de Polaradex é o maleato de dexclorfeniramina e ele pode ser usado por adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade.

Para que serve Polaradex?

Polaradex pode tratar até mesmo alergias crônicas de pele. Confira no vídeo abaixo todas as indicações:

Polaradex não é um medicamento corticoide, pois não tem nenhum ativo hormonal.

Como tomar

Adultos e crianças maiores de 12 anos

  • 5 ml, 3 a 4 vezes por dia.

A dose máxima diária é de 30 ml de xarope (12 mg).

Crianças de 6 a 12 anos

  • 2,5 ml, 3 vezes por dia.

A dose máxima diária é de 15 ml (6 mg).

Crianças de 2 a 6 anos

  • 1,25 ml, 3 vezes por dia.

A dose máxima diária é de 7,5 ml (3 mg).

O que fazer em caso de esquecimento?

Caso você esqueça de alguma dose diária, deve tomá-la assim que possível e reajustar os horários das próximas doses contando a partir do horário desta última dose. Não é orientado dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Efeitos colaterais

O efeito colateral mais comum com o uso do Polaradex é a sonolência leve ou moderada. Todas as outras reações adversas listadas na bula são raras, incluindo:

  • Pressão baixa, dor de cabeça e palpitações;
  • Reações na pele, como urticária, erupções e coceira, maior sensibilidade à luz do sol e suor aumentado;
  • Calafrios e fraqueza;
  • Azia, mal-estar no estômago, prisão de ventre e enjoos;
  • Dor ao urinar e aumento da frequência urinária;
  • Alterações no ciclo menstrual;
  • Visão borrada, nervosismo e choque anafilático;
  • Alterações no sangue;
  • Aumento da secreção nos brônquios, aperto no peito, incômodo nasal e dificuldade para respirar.

Em pacientes com mais de 60 anos de idade, o uso de Polaradex pode causar efeitos colaterais mais intensos, como sonolência, vertigens e pressão baixa.

Contraindicações

Polaradex é contraindicado para crianças menores de 2 anos e para pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula ou a outros medicamentos anti-histamínicos que tenham uma estrutura química similar a ele.

Polaradex também não deve ser utilizado em bebês prematuros ou recém-nascidos e em pacientes que estão fazendo uso de medicamentos que são inibidores da monoaminoxidase (IMAOs).

Em mulheres grávidas ele não é indicado para uso no último trimestre e só pode ser utilizado durante os dois primeiros trimestres da gestação sob orientação médica.

Como não se sabe se o Polaradex é excretado no leite materno, a prescrição do medicamento fica a cargo do médico, que vai avaliar os benefícios e riscos envolvidos.

Interações medicamentosas

O uso de álcool e outras substâncias depressoras do Sistema Nervoso Central junto com o Polaradex, como os antidepressivos tricíclicos, pode aumentar o efeito sedativo do medicamento, assim como os barbitúricos.

Se tomado junto com os IMAO’s (Os inibidores da monoamina oxidase, são psicofármacos com diversas finalidades terapêuticas para transtornos psiquiátricos, dentre eles depressão maior refratária ao tratamento), pode haver hipotensão grave, por isso a interação é contraindicada.

A ação dos anticoagulantes orais pode ser diminuída pelo Polaradex e pacientes com epilepsia podem ter os efeitos sedativos do anti-histamínico potencializados também.

Preço

A solução oral de Polaradex com 100 ml (0,4mg/ml) custa de R$8,00 a R$15,00, em média.

Atualizado em: 04/04/2022 na categoria: Anti-hístamínicos, Antialérgicos

Would you like to receive notifications on latest updates? No Yes