Para que Serve o Gynopac? (Tioconazol+Tinidazol+Secnidazol)

Hoje minha conversa é com as mulheres, como está sua saúde intíma? já fez seus exames periódicos esse ano? Lembrando que no mínimo devemos ir ao ginecologista uma vez ao ano ta?
Hoje eu vou te contar para que serve o gynopac, um medicamento novo no mercado com 3 substâncias conhecidas , como ele age, contraindicações, reações adversas e tudo que vocês tem direito de saber.

Para que serve o Tioconazol + Tinidazol + Secnidazol?

É também conhecido como Gynopac sendo Creme vaginal – tioconazol 100 mg/5 g + tinidazol 150 mg/5g – embalagem contendo 1 bisnaga com 35 g do creme + 7 aplicadores descartáveis e Comprimido revestido – secnidazol 1000 mg – embalagem contendo blíster com 2 ou 4 comprimidos.
Gynopac® é indicado no tratamento das infecções vulvares que é a parte extrena da vagina que são os pequenos e grandes lábios além do clitóris e infeccções vaginais causadas por Candida, Trichomonas e Gardnerella, isoladas ou mistas.
Esse medicamento é contra indicado para a população pediátrica, o uso é apenas adulto.

Como ele age?

O tinidazol é ativo contra protozoários (Trichomonas vaginalis) e algumas bactérias (incluindo a Gardnerella vaginalis) causadora da vaginite bacteriana, agindo no DNA que vai levar a morte desses microrganismos.
Já o tioconazol é uma substância com ação antifúngica, contra protozoários e algumas bactérias também, sendo eficaz nas infecções por Trichomonas e na candidíase.
O secnidazol pertence ao grupo da família do metronidazol e apresenta ação contra Gardnerella e Trichomonas vaginalis.

Quais são as contraindicações?

  • Quadro atual ou antecedente problemas de coagulação do sangue que irei explicar mais a frente;
  • Distúrbios neurológicos orgânicos, que são causados por danos que levam a perda da função cerebral;
  • Primeiro trimestre de gravidez, já que é o período que há formação do snc do além dos outros órgãos do feto e muitos medicamentos podem causar má formação;
  • Durante a amamentação. O tinidazol e o secnidazol podem ser encontrados no leite materno e podem estar presentes por mais de 72 horas após a administração. As mulheres não devem amamentar durante e pelo menos três dias após ter descontinuado o tratamento caso seja prescrito pelo médico;
  • Hipersensibilidade ao tioconazol, ao tinidazol, ao secnidazol ou a outros derivados imidazólicos, a qualquer agente antimicrobiano da mesma família ou a qualquer componente da fórmula.

Advertências e precauções

Use apenas roupas íntimas limpas e evite utilizar roupas íntimas de tecido sintético (como nylon), prefira as de algodão, já que os tecidos sintéticos abafam a região e criam um ambiente úmido quente, ideal para desenvolvimento de microsganismos. Utilize medidas higiênicas para controlar as fontes de infecção ou de reinfecção, como outro exemplo cuidado no tempo do uso recomendado de absorventes internos. Lave as suas mãos com sabonete e água antes e após usar o medicamento.

Interações medicamentosas

A utilização de secnidazol e pacientes que usam anticoagulantes orais (varfarina) pode levar a um aumento do efeito do anticoagulante e risco hemorrágico;
O uso simultâneo com o dissulfiram (medicamento usado no alcoolismo crônico) pode resultar em reação psicótica aguda ou estado de confusão causados por toxicidade combinada;
A cimetidina (distúrbios gastroint.) pode inibir o metabolismo aumentando os efeitos adversos;
O uso concomitante com o lítio pode aumentar as concentrações de lítio no sangue e em alguns casos levar a toxicidade;
O uso de bebidas alcoólicas ou de medicamentos que contenham álcool (fortificante e elixires) deve ser evitado durante o tratamento e até quatro dias após seu término, pois pode causar efeitos desagradáveis, como: ardência na face, dificuldade respiratória, náuseas, vômito, transpiração, queda de pressão, vertigem e visão borrada.

Posologia

Aplique o conteúdo de um aplicador cheio (aproximadamente 5 g de creme), uma vez à noite, ao se deitar, durante sete dias consecutivos ou, como alternativa, duas vezes ao dia, durante três dias, ou de acordo com a prescrição médica. O creme vaginal deve ser aplicado profundamente na vagina, de preferência fora do período menstrual. Mesmo que os sintomas tenham melhorado, o tratamento só estará concluído ao final do tempo recomendado. Parar antes poderá resultar em retorno do processo infeccioso.
Leve essa informação para o coração: medicamentos contra bactérias, fungos e protozoários tem que ser feito o tratamento completo como foi prescrito, mesmo que você já esteja sem nenhum sintomas, para evitar resistência.

Os dois comprimidos de 1000 mg de secnidazol devem ser Administrados de uma só vez. A mesma dosagem pode ser recomendada para o cônjuge.

Reações adversas

Gynopac® é bem tolerado no local de aplicação. As reações desagradáveis que podem ocorrer ao usar Gynopac® tendem a ser raras, de intensidade moderada e transitórias. – Reação muito comum são no local de inserção/aplicação: vermelhidão, sensação de queimação local, irritação local, coceira. – Reação comum: enjoo, dor abdominal, diarreia, secura na boca, sensação de gosto metálico na boca, sonolência, tonteira, cefaleia, reações alérgicas locais, dor e rash eritematoso, que são manchas vermelhas na pele.

Pois é gente medicamento não é brincadeira, por isso estamos aqui educando, levando mais informações de saúde pra vocês, estão gostando?

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Pomada dermatológica