Para que Serve o Secnidazol?

Hoje eu quero falar com vocês sobre as indicações do Secnidazol, para que esse medicamento serve. Vamos ver se ele é utilizado no tratamento de corrimentos sem ou com mau cheiro, da candidíase, da gardnerella e outras infecções ginecológicas, além dos parasitas.

Para que serve Secnidazol?

Falando do Secnidazol agora, as indicações desse medicamento, que é um antiparasitário, incluem o tratamento da:

  • Giardíase, que é causada pelo protozoário de nome giárdia, que infecta o intestino;
  • Da amebíase intestinal, causada pelo parasito ameba, que todo mundo já conhece ou já ouviu falar;
  • Da amebíase hepática, quando a ameba infecta o fígado;
  • E da tricomoníase, uma infecção sexualmente transmissível causada também por um parasito, o Trichomonas Vaginalis, que causa sintomas principalmente nas mulheres, incluindo corrimento amarelo-esverdeado com mau cheiro, coceira genital e dor ao urinar.

No tratamento da amebíase e da giardíase apenas uma dose única consegue curar a infecção em uma taxa de 80% a 100%. O tratamento em dose única também consegue curar a tricomoníase e a amebíase hepática leva de 5 a 7 dias para ser erradicada.

Secnidazol serve para corrimento?

E respondendo a uma dúvida frequente sobre o Secnidazol, sim, ele serve para corrimento, mas não todo tipo de corrimento. Se esse corrimento vaginal tiver como causa a tricomoníase, que causa um corrimento amarelo-esverdeado, ou a vaginose bacteriana, que causa um corrimento geralmente acinzentado e com mau cheiro também, ele vai servir, porque combate os micro-organismos causadores dessas infecções e, consequentemente, os sintomas que elas causam.

Os diagnósticos da tricomoníase e da vaginose bacteriana são feitos através do exame Papanicolau, ou “preventivo”, mas o médico pode prescrever o Secnidazol antes mesmo do resultado do exame estar pronto baseado na análise clínica dos sinais e sintomas da infecção.

Secnidazol serve para candidíase?

E para candidíase, será que o Secnidazol serve? A resposta é não, o Secnidazol não é um antifúngico, ele não combate o fungo causador da candidíase. Nesse caso, podem ser usados os comprimidos e pomadas antifúngicas, como o Fluconazol em comprimidos e as pomadas Nistatina, Miconazol ou Clotrimazol.

Secnidazol serve para gardnerella?

A infecção por Gardnerella, que também é chamada de vaginose bacteriana, eu inclusive já falei dela, é outra infecção genital comum e existe essa dúvida, também: o Secnidazol serve para tratar esse tipo de infecção? A resposta foi sim, né. Apesar da Gardnerella ser uma bactéria, o Secnidazol exerce sua ação sobre ela, mas não é tão eficaz quanto os antibióticos Metronidazol e Clindamicina, então não é muito empregada no tratamento.

Vale ressaltar que o Secnidazol não deve ser usado em caso de suspeita ou confirmação de gravidez e durante o período de amamentação também.

Atualizado em: 24/04/2023 na categoria: Antiparasitários