Para que Serve a Melatonina

Voce tem, já teve ou conhece alguém que tem insônia? Que vive reclamando que não dorme o suficiente? Nossa, essa sensação é terrível. Hoje eu vou contar mais sobre a melatonina que eu tenho certeza que você já ouviu falar e sabe que sua principal indicação é nos distúrbios do sono.
Mas será que ela é segura? Quais são suas principais indicações e benefícios? Tudo isso e muito mais só aqui comigo!

O que é?

É o principal hormônio sintetizado pela glândula pineal que fica bem no centro do nosso cérebro, e tem esse nome porque tem o formato parecido com uma pinha.
Essa glândula responde a estímulos luminosos, sendo que a escuridão normalmente está associada a aumento da produção da melatonina.
Por isso normalmente a noite é o período que ela é produzida em maior quantidade, iniciando normalmente cerca de 2 horas antes do horário habitual de dormir e atingindo concentração máxima entre 3:00 e 4:00 horas variando de acordo com o ritmo cardíaco de cada pessoa.

Características

Alguns estudos mostram que pessoas com insônia tem menor concentração de melatonina no sangue, além disso esse indivíduo vai ter um atraso, lentificação da liberação desse hormônio pelo cérebro quando comparado a pessoas normais. A produção de melatonina diminui com o envelhecimento e em pessoas que apresentam insônia por mais de 5 anos as quantidades de melatonina também são mais reduzidas quando comparado com indivíduos que tem insônia há menos de 5 anos.

Quais são os benefícios?

Alguns estudos que avaliaram os distúrbios primários do sono (que são aqueles que não tem causa conhecida) demonstram que a melatonina diminui o tempo para que você se sinta sonolento, ou seja você fica com sono mais rápido e também tem uma melhora na qualidade geral do seu sono. Apesar disso, os benefícios normalmente são modestos, não se observam benefícios tão grandes, até mesmo devido a melatonina depender de alguns fatores individuais que eu já mencionei, como envelhecimento, ritmo cardíaco, porém esses benefícios não cessam com uso desse hormônio.
De forma geral o benefício do uso da melatonina é baixo comparado com medicamentos utilizados para insônia, contudo em alguns casos esse hormônio pode ser usado de forma secundária no tratamento da insônia devido a seus efeitos benignos quando comparado aos medicamentos controlados que levam a dependência.

Qual a indicação?

Transtornos do ritmo circadiano que no popular é chamado de relógio biológico. São as variações nas nossas funções biológicas que ocorrem no período de 24 horas. Assim a melatonina vai sincronizar e orientar nosso organismo entre o dia a noite.
A síndrome do avanço das fases do sono caracterizada por dormir cedo e levantar-se cedo é mais comum entre os idosos.
Transtornos dos trabalhadores de turno é expresso clinicamente por insônia ou sonolência excessiva, acompanhada de uma redução do tempo total de sono (1 a 4 horas) e da eficiência do sono, má qualidade do sono, diminuição do estado de alerta e desempenho de trabalho deficiente, associado a um horário de trabalho que se sobrepõe à hora habitual de dormir.
Síndrome de jet lag que é um distúrbio temporário do sono devido a viagem por vários fusos horários.
Também é usado em insônia em pacientes com doenças neurológicas.

A melatonina é segura?

De acordo com os estudos SIM, ela é segura. Entretanto alguns efeitos colaterais como sonolência, boca seca, zumbido, fadiga, náuseas podem ocorrer.
Porém eles tem o benefício de não causar insônia de rebote, dependência ou abstinência.
Em novembro desse ano a melatonina foi aprovada pela anvisa como suplemento alimentar levando muitos profissionais de saúde a discordar já que não se trata de uma vitamina e sim um hormônio. Tudo isso porque, embora existam muitos testes realizados com a melatonina, ainda não existe um consenso geral sobre, por exemplo, seu benefícios em variados grupos e dose mínima padronizada para o tratamento de algumas doenças.
Porém a melatonina já é usada há muito tempo na prática da clínica médica, sendo utilizada, baseada experimentação clínica, em condições como alguns tipos de enxaqueca, distúrbios depressivos além de ser uma substância que tem ação anti-obesidade.

Apresentações

Antes da liberação da Anvisa a melatonina era liberada para ser comercializada apenas por farmácias de manipulação com prescrição. Porém hoje algumas industrias já estão lançando apresentações em gotas com sabor, comprimidos que dissolvem na boca, além das outras formulações em comprimidos tradicionais e sublingual de ação rápida que já era fabricada pelas farmácias de manipulação. Converse com seu médico sobre os benefícios da melatonina e se ele pode ser indicado para você.

Atualizado em: 06/07/2023 na categoria: Naturais