Para que Serve Aminofilina?

Aminofilina é um medicamento que dilata os brônquios e trata a falta de ar causada pela asma brônquica, bronquite crônica e enfisema. O tratamento com a aminofilina pode ser feito com comprimidos ou com a solução injetável.

Para que serve a Aminofilina?

No vídeo abaixo você confere as indicações completas da aminofilina, as diferenças entre esse medicamento e a teofilina e mais informações importantes para quem vai iniciar o tratamento:

Como as doses do tratamento com a aminofilina injetável são próximas às doses tóxicas, é muito importante seguir a prescrição médica e não se automedicar.

Modo de uso

Comprimidos

Os comprimidos de Aminofilina são indicados para uso adulto na dose geral recomendada pela bula de 1 a 2 comprimidos de 100 mg, 2 a 3 vezes ao dia, tomados após as refeições.

Injetável

A aminofilina injetável é utilizada por via intravenosa, já que por via intramuscular a injeção costuma ser bastante dolorosa.

A dose é determinada pelo médico de acordo com a gravidade da condição do paciente.

De acordo com a recomendação da bula, a dose de ataque para adultos que não estão usando outros medicamentos à base de aminofilina é de 6 mg por kg de peso do paciente, com uma taxa de infusão de 25 mg por minuto.

Efeitos colaterais

O surgimento de efeitos colaterais durante o tratamento com a Aminofilina está associado, geralmente, a níveis de teofilina entre 20 e 25 mcg/mL no paciente. As reações incluem enjoos, vômitos, diarreia, dores de cabeça e insônia.

Também podem surgir:

  • Reações alérgicas;
  • Efeitos cardiovasculares, como taquicardia, palpitações e pressão baixa;
  • Outros efeitos ligados ao sistema nervoso central, como confusão, irritabilidade, tremores, ansiedade e convulsões;
  • Alterações visuais;
  • Efeitos ligados ao sistema gastrintestinal, como enjoo, cólicas, dores, gases e refluxo;
  • Respiração acelerada;
  • Febre;
  • Frequência urinária aumentada.

Contraindicações

O uso da aminofilina é contraindicado para pacientes alérgicos a qualquer componente de sua fórmula e também à teofilina, para pacientes com gastrite ativa e histórico de úlcera ou úlcera ativa no estômago.

A mulheres grávidas ou que estão amamentando o uso também não é recomendado e só deve ser feito com orientação médica, se necessário.

Interações medicamentosas

Vários medicamentos podem interagir com a aminofilina no organismo. Você deve informar ao seu médico todos os remédios que faz uso, principalmente os glicocorticoides, fenitoína, primidona ou rifampicina, os betabloqueadores, cimetidina, eritromicina, ranitidina ou troleandomicina.

Preço

A caixa com 20 comprimidos de 100 mg de Aminofilina custa em torno de R$ 7,00. Seu medicamento referência é o Minoton.

Atualizado em: 28/06/2022 na categoria: Antiasmáticos