Sintomas de Gases – O que Fazer Para Aliviar?

Soltar gases é algo normal pra todo ser humano. A produção deles no nosso organismo é contínua, em maior ou menor quantidade a depender de nossa alimentação e de outros fatores, e uma hora eles têm que sair, né. Mas quando eles são produzidos em excesso e ficam acumulados, seja no estômago ou no intestino, vários sintomas incômodos começam a surgir, desde um leve desconforto abdominal, até mesmo dor e pontadas fortes no peito. Nesse vídeo você confere quais são todos os sintomas relacionados com esse problema, suas possíveis causas e o que fazer para aliviar o quadro. E antes de continuar, não esquece de curtir o vídeo, deixar o seu comentário e se inscrever no canal se quiser acompanhar dicas e conteúdos que vão fazer diferença na sua saúde e bem-estar.

Os sintomas dos gases podem variar de acordo com o local em que são produzidos e ficam acumulados.

Os gases estomacais podem causar sensação de inchaço no estômago e arrotos frequentes, estômago alto, perda do apetite, queimação na garganta, pontadas no peito e sensação de falta de ar. Eu tenho certeza que muita gente já até pensou que estava tendo um infarto por causa dessa dor, de tão forte que ela é, e que pode ir até a região do ombro também.

Já os gases intestinais podem provocar dores e pontadas intensas no abdômen, barriga dura e inchada, cólicas intestinais, flatulência e prisão de ventre.

Causas

As causas dos gases são inúmeras. Elas podem ser externas, quando você fala demais enquanto come ou masca chiclete com frequência, por exemplo, e aí engole muito ar, que acaba se acumulando no estômago; ou internas, quando são as próprias bactérias intestinais que produzem esses gases no processo de fermentação de alguns alimentos.

Comer muitos carboidratos, como os açúcares e massas, podem aumentar a produção de gases porque quando esses alimentos não são totalmente digeridos eles chegam no intestino e lá não há enzimas o suficiente para degradá-los, então várias bactérias precisam fermentá-los e no processo produzem hidrogênio e gás carbônico. Inclusive, a ansiedade pode ser uma causa, pois ela acelera o trânsito intestinal, aumentando a necessidade dessa fermentação, assim como a ingestão de alimentos como leite, queijo, couve-flor, alho, cebola, ovos e feijão, fazer refeições muito grandes e ingerir muitas bebidas com gás.

A prisão de ventre é outra causa possível para que os gases fiquem presos no intestino, provocando os sintomas, assim como o excesso de fibras e gordura na alimentação, o hábito de fumar e a própria predisposição genética.

Algumas síndromes e doenças, como infecções por vermes, síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose e doença celíaca também facilitam a produção de gases quando a pessoa consome os alimentos irritativos, como glúten e lactose. Existe, também, o supercrescimento bacteriano do intestino delgado, que resulta na superprodução de gases, e outras causas incluem a gastroenterite aguda e a insuficiência pancreática. Todos esses problemas precisam ser diagnosticados e tratados pelo médico.

O excesso de gases é preocupante? É sinal de câncer?

Se você elimina os gases mais do que 20 ou 25 vezes por dia, se o odor é muito forte e se os sintomas como dor, pontadas e inchaço abdominal são intensos, o médico deve ser procurado para investigar o que está acontecendo, de preferência o gastroenterologista ou coloproctologista, que são especialistas na área.

Se o paciente apresenta prisão de ventre constante e dificuldade de eliminar os gases, é preciso eliminar uma causa mais perigosa, como a obstrução do intestino grosso por tumores. Geralmente, apenas o excesso de gases não é indicativo de câncer, mas é preciso se atentar a sinais como fezes com sangue ou pus e dor ao evacuar.

O que fazer para aliviar?

Muitas vezes, a própria liberação dos gases através dos flatos e dos arrotos já melhora o quadro de dor e desconforto, mas se eles são causados por síndromes e doenças inflamatórias ou infecciosas, o tratamento médico precisa ser feito.

Investir em chás que ajudam a eliminar os gases é uma ótima opção natural, como os chás de erva-cidreira, de erva-doce ou de funcho. A preparação é simples, você pode comprar o sachê que já vem pronto pra uso, ou utilizar uma colher das folhas da cidreira, da erva-doce ou das sementes de funcho e deixar em infusão em uma xícara de água fervente por 5 a 10 minutos. Depois é só coar e tomar.

Consumir regularmente o iogurte kefir ou iogurte natural com bífidos ou lactobacilos e beber muita água é essencial para combater o problema também.

E existem os medicamentos antigases, como a simeticona. Inclusive, eu vou deixar na descrição desse vídeo alguns links com remédios que podem te ajudar a eliminar os gases onde você pode ver como eles funcionam, como tomar e o preço. Geralmente eles são vendidos em formato de gotas e comprimidos sem prescrição médica e podem ser utilizados naqueles momentos em que você quer um alívio momentâneo.

Atualizado em: 06/07/2023 na categoria: Sintomas