O que Fazer para Aliviar Cólica?

Tem como combater as cólicas sem recorrer aos remédios de farmácia? Tem sim! E além de colocar a famosa bolsinha ou um pano com água morna no local dolorido, você pode recorrer a outros tipos de remédios caseiros eficientes e de uso milenar comprovado: os chás! Nesse vídeo eu vou te mostrar algumas opções e como prepará-los, seja para combater as cólicas intestinais ou menstruais, nos rins, em bebês e nas mulheres grávidas também.

Cólicas Intestinais

Antes de te dar algumas opções de chás que podem aliviar as cólicas no intestino, é importante saber que a alimentação como um todo deve ser pensada de forma a facilitar o trânsito intestinal, caso você sofra constantemente com dor e incômodo nessa região, inclusive com prisão de ventre. Pra isso, você deve incluir em sua ingestão diária, alimentos ricos em fibras, como a aveia, a linhaça, ameixas secas, sementes de chia e cereais integrais. Os chás que você pode tomar são os de erva-doce, de hortelã-pimenta e de funcho, que com certeza vão te ajudar.

Chá de erva-doce

O chá de erva-doce é um santo remédio pra quem sofre com indigestão e cólicas intestinais, ele possui propriedade antiespasmódica e vai agir reduzindo as contrações dolorosas do intestino. Pra preparar o chá você vai colocar uma colher da erva em uma xícara, cobrir com 200 ml de água fervente, tampar e deixar em infusão por 10 minutos e então coar e tomar. Três xícaras por dia, uma antes das principais refeições, é a quantidade recomendada.

Chá de hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta também age melhorando o processo de digestão e diminui os gases, diminui as cólicas no intestino por provocar um efeito relaxante na musculatura e ajuda a diminuir o desconforto causado pela Síndrome do cólon irritável.

Você vai preparar o chá colocando 2 colheres de chá de folhas secas em uma xícara e cobri-las com 150 ml de água fervente. Aí você tampa, deixa na infusão por 5 minutinhos e depois é só coar e beber. Ele deve ser tomado após as refeições, 2 a 4 vezes ao dia.

Chá de funcho

O chá de funcho é um velho conhecido para tratar as cólicas, principalmente em bebês, devido à sua ação antiespasmódica, digestiva, relaxante e anti-inflamatória. Ele também combate os gases intestinais e o preparo é feito geralmente com as sementes.

Você vai usar 3 colheres de sopa de sementes de funcho e 1 litro de água e preparar a bebida em infusão, colocando as sementes na água fervente, com o fogo já desligado, esperando 5 minutos antes de coar e tomar. Não é aconselhado adoçar.

Cólicas menstruais

Os chás de gengibre com camomila, das folhas de mangueira e de orégano são os mais indicados para aliviar as dores nesse período.

Chá de gengibre com camomila

Somar as ações anti-inflamatória e analgésica do gengibre com a ação calmante da camomila é tiro e queda para as cólicas menstruais. 3 xícaras do chá por dia já são suficientes para surtir efeito.

E pra preparar a bebida você primeiro vai ferver 1 colher de chá de gengibre picado em uma panela tampada com 250 ml de água por 5 minutos, depois retirar do fogo e acrescentar 1 colher de chá de camomila seca, tampando novamente a panela. Aí você espera mais 10 minutinhos e depois pode coar e tomar adoçado com mel, se for de sua preferência.

Chá de orégano

O orégano também possui atividade anti-inflamatória e vai agir reduzindo a dor e o desconforto durante a menstruação, além de ajudar a regular, também, o ciclo menstrual. Você faz ele em infusão usando 1 colher de sopa de orégano seco e uma xícara de água fervente.

Chá de folhas de mangueira

O chá de folhas de mangueira tem propriedades antiespasmódicas, por isso tem o poder de diminuir as contrações do útero, reduzindo as cólicas menstruais. E como é uma árvore que a gente encontra com facilidade, com certeza você não vai ter problema em conseguir as folhas. Ele deve ser tomado nos dias que antecedem a menstruação e no primeiro dia do sangramento, ou seja, o tratamento natural é feito de forma preventiva.

São utilizadas 20 g das folhas picadas da mangueira e 1 litro de água fervente para fazer o chá. É só colocar a água em uma panela com as folhas e deixar fervendo por 5 minutos. Depois desse tempo você vai tampar a panela, esperar amornar, depois coar e beber ao longo do dia, até 4 vezes, ou seja, 250 ml de chá por vez. Na hora da ingestão você pode adicionar uma colher de mel para adoçar, se for de sua preferência.

Cólicas na gravidez

Na gravidez, alguns chás liberados para ajudar a amenizar as cólicas são os de hortelã-pimenta, de erva-doce, de camomila e de erva-cidreira. Mas é importante conversar com o seu médico antes de tomar qualquer um deles só por via das dúvidas.

Cólicas renais

Para as cólicas renais, que geralmente são causadas por pedras nos rins, o chá de quebra-pedra é o mais indicado, porque age justamente prevenindo o crescimento e a formação dos cálculos, facilitando sua eliminação, e também proporciona a ação antiespasmódica nas vias urinárias.

Você pode encontrar a planta facilmente em lojas de produtos naturais, 20 gramas bastam para preparar 1 litro de chá, que é feito em infusão por 5 a 10 minutos. Você deve coar antes de tomar e não utilizá-lo por mais de 2 semanas ou se estiver grávida.

Cólicas no bebê

As cólicas no bebê também podem ser tratadas com alguns chás, como o de camomila, de erva-doce e de louro. A quantidade geralmente oferecida é de uma colher de sobremesa antes do bebê mamar, mas converse com o pediatra, também, antes de oferecê-los para o bebê, só pra garantir.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Dores