Chás Caseiros para Gripe

Muitas substâncias naturais têm propriedades semelhantes às dos remédios que a gente encontra na farmácia. Sabe aquele chá de Vick Pyrena, por exemplo, que a gente compra na farmácia quando está gripado ou resfriado? Por que não investir, também, em chás naturais, então? Eles vão surtir o mesmo efeito e ajudar a combater as dores musculares, a inflamação da garganta, a congestão nasal e a tosse, por exemplo.

Pra te ajudar a recorrer a soluções mais naturais quando a gripe aparecer por aí, eu vou te passar a receita de 8 chás caseiros para gripe com ingredientes como limão, mel, cravo, alho, gengibre, malva, sabugueiro, laranja e anis estrelado, te explicar as propriedades de cada um deles, como agem no organismo e quantas vezes tomar por dia. Lembrando que as ervas, flores e plantas são bem fáceis de achar em qualquer loja de produtos naturais.

Chá de mel, cravo e limão

O chá de mel, limão e cravo é um clássico contra a gripe. O limão vai agir aumentando a quantidade de vitamina C no organismo, fortalecendo a imunidade contra o vírus da gripe, enquanto o mel vai diminuir a inflamação na garganta e a tosse, melhorar a respiração e o sono. O cravo, ao agir dilatando os vasos sanguíneos, também auxilia no alívio da congestão nasal e reduz o inchaço e a dor de garganta.

Para fazer o chá, você deve usar 1 xícara de água fervente, o suco de 1 limão, 2 colheres de mel e algumas unidades de cravo. É só pegar todos os ingredientes, colocar na xícara com água fervente, tampar e deixar em infusão por 5 a 10 minutos e aí é só beber. Você pode tomar esse chá 3 vezes ao dia, sendo uma antes de dormir, sempre tomando ele logo após o preparo.

Chá de salgueiro branco

Pra quem está sofrendo com muitas dores no corpo, dor de garganta, dor de cabeça e mal-estar, o chá das cascas de salgueiro branco é o ideal. Elas possuem salicina, a substância responsável por suas propriedades analgésicas e anti-inflamatória natural. Inclusive, esse composto é o que dá origem ao ácido salicílico, o princípio ativo da aspirina.

Para fazer o chá você vai precisar de 2 colheres de chá das cascas do salgueiro branco e 2 xícaras de água. Nesse caso ele não é feito em infusão, mas fervendo-se as cascas por 10 minutos na água. Depois é só coar e tomar até 2 xícaras ao dia.

Chá de sabugueiro

O chá de sabugueiro tem propriedades fantásticas contra a gripe a partir de substâncias com ações expectorante e anti-inflamatória, e também ajuda a diminuir a febre e a dor de cabeça.

O preparo é simples, você vai colocar uma colher de sopa das flores do sabugueiro em um litro de água fervente, deixar em infusão por 10 minutos, coar e tomar até 3 xícaras ao dia ou até mesmo fazer gargarejos.

Chá de laranja com gengibre

O chá de laranja com gengibre possui propriedades analgésica e anti-inflamatória, é rico em vitamina C, fortalece o sistema imunológico e melhora a respiração.

Pra fazer o chá você vai utilizar 5 fatias finas de gengibre, 1 pedaço pequeno de canela em pau, meia xícara de chá de suco de laranja espremido na hora, meia xícara de chá de água, meia colher de sopa de raspas da casca de uma laranja e algumas folhas de hortelã.

Você vai reservar as folhas de hortelã em uma xícara e colocar todos os outros ingredientes em uma panela pequena, levar ao fogo e esperar levantar fervura. Quando chegar a esse ponto, você pode despejar o chá coado na xícara com as folhas de hortelã, misturar, tirar as folhas de hortelã e beber até 2 xícaras por dia.

Chá de anis estrelado

O anis estrelado ajuda a fortalecer o organismo contra o vírus da gripe porque contém ácido xiquímico, que é precursor de várias substâncias antivirais, e rico, também, em compostos fenólicos com ação antioxidante.

Os ingredientes necessários para fazer o chá são 1 colher de sopa de anis estrelado, 500 mL de água fervente e mel para adoçar, se for de sua preferência. Ele é feito em infusão, é só adicionar o anis na água fervente, tampar, esperar esfriar, coar e tomar, adicionando o mel se quiser.

Chá de alho

O alho é um expectorante natural, tem atividade antisséptica e contém alicina, um composto com ação anti-inflamatória que se forma depois que o alho é fatiado, por isso uma dica importante é esperar ele descansar por pelo menos 10 minutos depois de fatiar pra garantir que esse composto já esteja disponível. Além disso, o alho também tem vitamina C, que vai ajudar a fortalecer o sistema imunológico pra combater o vírus da gripe mais rápido.

Pra fazer o chá, você deve picar e amassar dois dentes de alhos, colocar pra ferver na quantidade de 250 ml de água por 5 minutos, depois coar e tomar. Se você quiser, também pode adicionar o suco de 1 limão e 1 colher de mel no momento da ingestão.

Chá de malva

O chá de malva vai agir diminuindo a tosse, a inflamação e a dor de garganta, facilitando a expulsão da secreção e aliviando as dores musculares. Você faz a infusão usando 2 colheres de sopa rasas de folhas secas de malva para uma xícara de água fervente. É só colocar as folhas na água, tampar e deixá-las no vapor por cerca de 15 minutos, depois coar e beber. Uma xícara 3 vezes ao dia é a quantidade recomendada.

Chá de limão, alho e gengibre

Outra alternativa é fazer o chá de alho com gengibre, ideal se você estiver com tosse com secreção. O gengibre é um expectorante e anti-inflamatório natural, e somado com a ação do limão e do alho, vai ajudar a combater mais rápido os sintomas de gripes e resfriados.

Para fazer 1 xícara de chá você vai precisar de 200 ml de água fervente, 1 dente de alho picado, o suco de 1 limão, 1 cm de raiz de gengibre ou meia colher de chá de gengibre em pó, e pode usar mel para adoçar quando for tomar também.

Primeiro você deve ferver a água com o alho, depois desligar o fogo e acrescentar os outros ingredientes, esperar de 5 a 10 minutos, coar e tomar. Você pode utilizá-lo até 3 vezes ao dia, mas como ele contém gengibre, é contraindicado para pessoas que usam anticoagulantes.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Naturais