Para que Serve o Ácido Fólico?

Algumas pessoas perguntam para que serve o ácido fólico, porque ele é utilizado pelas mulheres grávidas, quais os benefícios para o bebê?
Eu vou te contar para que serve, além de responder porque ele é tão importante, quais as contraindicações e muito mais!

Para que serve?

É destinado ao tratamento e prevenção dos estados de carência do ácido fólico. É utilizado em casos de anemias hemolíticas, quando há um processo de destruição das células vermelhas e outros tipos de anemia também.
O uso de ácido fólico no período que antecede e durante a gestação diminui a incidência de malformações do tubo neural, que é uma estrutura no feto que dá origem ao cérebro e medula espinhal.
Também pode ser usado na prevenção da displasia cervical, que é um desenvolvimento anormal das células do colo do útero feminino que podem levar ao câncer do colo do útero.
Existem muitas marcas e apresentações do ácido fólico, comprimido, gotas, cápsulas, sachês, inclusive junto com ferro, que nesse caso atuará também para combater a anemia ferropriva, por deficiência de ferro.

Onde encontramos o ácido fólico?

Além do ácido fólico dos medicamentos ele pode ser encontrado em quase todos os alimentos, em pequenas quantidades sob a forma de poliglutamatos, sendo inutilizados no cozimento ou na forma de preparo destes alimentos, por isso que algumas vezes a suplementação dessa vitamina, conhecida como vitamina B9, é muito importante principalmente em algumas circunstâncias, como gravidez e anemias que já citei anteriormente, porém a critério médico.

Qual a importância dessa vitamina no organismo?

O ácido fólico é uma vitamina essencial na multiplicação celular de todos os tecidos, já que é
indispensável à síntese do DNA e consequentemente à divisão celular. A carência do ácido fólico vai afetar diretamente todos os tecidos, mas os efeitos prejudiciais são mais imediatos nos tecidos que se renovam numa velocidade mais rápida. Assim as hemácias que são as células vermelhas responsáveis principalmente por levar oxigênio por todo o corpo, as células brancas responsáveis pela defesa do organismo, células de nosso intestino, mucosas em geral (boca, nariz, genitálias) vão se renovar de forma incompleta na carência de ácido fólico, originando graves distúrbios que não apresentam sinais muito evidentes, havendo dificuldade no diagnóstico de sua carência.

Quais são as contraindicações?

O ácido fólico não deve ser administrado até que se tenha descartado o diagnóstico de anemia
Perniciosa, que é um tipo de anemia causada pela falta de vitamina B12. O ácido fólico pode diminuir inicialmente os sintomas da anemia Perniciosa e acabar mascarando a doença possibilitando a evolução para danos neurológicos, que é uma das complicações dessa anemia.
Por isso eu te peço, não tome ácido fólico e ferro achando que pode você estar se sentindo fraco e anêmico, porque existem diversos tipos de anemias e cada uma tem suas características.
Este medicamento não deve ser utilizado em caso de hipersensibilidade ao ácido fólico ou a
qualquer outro componente da formulação.

Interações Medicamentosas

As necessidades de ácido fólico podem estar aumentadas em pacientes fazendo o uso de analgésicos em uso prolongado, anticonvulsivantes e estrogênios. O uso simultâneo com o ácido fólico pode diminuir os efeitos dos anticonvulsivantes, do grupo da hidantoína, podendo ser necessário um aumento na dose do anticonvulsivante. Colestiramina e sulfonamidas podem interferir na absorção de ácido fólico.

Posologia

O tratamento da deficiência de ácido fólico deve ser acompanhado por uma dieta de suplementação alimentar equilibrada.
A dose recomendada é de 1 comprimido ao dia, ou a critério médico.

Atualizado em: 02/01/2023 na categoria: Ácidos