Para que Serve Termogênico?

Consumir suplementos termogênicos e incluir alimentos que são termogênicos naturais na dieta é uma estratégia excelente pra acelerar a queima de gordura. E eu vou te explicar o porquê!

O que é um termogênico? Para que serve?

Mas o que é um termogênico? Tem muita gente com dúvida sobre como ele age no organismo pra promover o emagrecimento, mas calma que eu vou detalhar isso pra você.

Termogênico é qualquer nutriente ou substância que aumenta a produção de calor no nosso organismo. Esse aumento da temperatura corporal, que também acontece quando fazemos exercícios físicos, por exemplo, transforma as calorias da gordura corporal e da alimentação em energia. E queimando essa gordura pra produzir energia, consequentemente ocorre o emagrecimento.

E apesar de poder ser utilizado por pessoas sedentárias, sozinho ele não faz mágica. É preciso aliar o uso dessas substâncias com uma baixa ingestão de calorias e a prática de exercícios físicos.

Eu não sei se você sabe, mas existem dois tipos de gordura em nosso corpo: a gordura branca e a gordura marrom. A branca é a que fica acumulada nos pneuzinhos, entre os órgãos, nos flancos… Essa gordura armazena energia! Já a gordura marrom é uma gordura especial que produz calor e queima calorias quando ficamos com frio. No caso dos termogênicos, eles agem principalmente aumentando a atividade dessa gordura marrom, que aumenta o metabolismo corporal, mas induzindo, também, a transformação da gordura branca em gordura marrom.

É por isso que eles são considerados emagrecedores muito eficientes, principalmente quando aliados aos exercícios físicos.
E além de ajudar no emagrecimento, os termogênicos também aumentam a disposição durante os treinos, já que muitos deles são estimulantes naturais. Alguns deles também são antioxidantes e melhoram o processo de recuperação no intervalo dos treinos, já outros aumentam a eliminação de água através da urina, diminuindo o inchaço devido à retenção de líquidos.

No geral, eles são consumidos antes do treino, mas podem ser tomados nos dias em que você não vai treinar. Eu vou te falar agora quais são os termogênicos naturais.

Quais são os termogênicos naturais?

E eu não poderia deixar de falar dos termogênicos naturais. Os mais conhecidos são o gengibre, a laranja amarga, a pimenta vermelha, a canela e a cafeína.

A cafeína presente na fórmula da maioria dos termogênicos contribui pro emagrecimento porque aumenta a ação de enzimas que quebram a gordura pra que ela possa ser usada como fonte de energia. Agora, na hora de consumir, se o seu termogênico tiver cafeína ele não deve ser utilizado durante a noite, pois vai causar insônia e prejudicar o seu sono.

Existem várias fórmulas de termogênicos totalmente naturais que podem ser prescritas pelo nutricionista.

Mais alimentos termogênicos

E não para por aqui, porque a lista de alimentos termogênicos é grande, eu vou dar alguns exemplos; a couve e o brócolis, a linhaça e as gorduras vegetais, incluindo a gordura de coco, os derivados do chocolate, além do pó do guaraná e as oleaginosas, como castanhas e amêndoas.

Substâncias termogênicas

No caso dos termogênicos que tenham substâncias medicamentosas nas fórmulas, como a efedrina e a sinefrina, hormônios, substâncias diuréticas e até antidepressivas, aí a prescrição deve partir do médico. As fórmulas dos termogênicos também podem conter outros nutrientes pra complementar a dieta, como vitaminas e aminoácidos.

Atualizado em: 29/06/2023 na categoria: Naturais